Alleanza Cattolica Apresentação

Alleanza Cattolica 7 mesi fa
Prima pagina  /  Chi siamo  /  Alleanza Cattolica Apresentação

      

Alleanza Cattolica é uma associação de laicos católicos que se propõe ao estudo e à difusão da doutrina social da Igreja.

Esta visa a promoção e a construção de uma sociedade “feita sob medida pro homem segundo os planos de Deus” (Papa João Paulo II), o seu lema é: Per la maggior gloria di Dio, anche sociale (Para uma maior glória de Deus, na sociedade também)! Alleanza Cattolica desenvolve portanto uma ação de apostolado cultural e civil, que pode ser classificada como uma das “obras de misericórdia espiritual”.

Os meios espirituais são de fundamental importância no caminho formativo dos membros da associação, destacando entre estes o rosário, a adoração eucarística, a peregrinação e os exercícios espirituais segundo o método de Santo Inácio de Loyola. A formação compreende também o estudo de documentos do Magistério da Igreja che se referem ao tema social, assim como a análise e interpretação do moderno processo revolucionário de secularização, isto é, do processo que separa as sociedades de Deus e da sua lei.

O órgão oficial de Alleanza Cattolica é a revista Cristianità.

Para saber mais

Alleanza Cattolica é uma organização cívico-cultural de laicos católicos – independente de qualquer partido político -, che se propõe a propagação positiva e apologética, e por isto polêmica, e à realização da doutrina social da Igreja, aplicação da perene moral natural e cristã às mutáveis circunstâncias históricas. A sua ação situa-se no campo da instauração cristã da ordem temporal; o seu movente é a caridade política, isto é, o amor pelo bem comum; visa a promoção e à construção de uma sociedade feita sob medida pro homem segundo os planos de Deus – na esperança da sua maior glória, inclusive no plano social. – ,ou seja, uma civilização que se possa dizer realmente cristã, enquanto fiel às leis de Deus e conscientemente dentro dos limites dados pelas doutrina e moral da Igreja.

A esperança da histórica instauração de uma tal civilização é sustentada pela promessa feita por Nossa Senhora de Fátima: “Enfim o meu Imaculado Coração triunfará”.

 

Alleanza Cattolica desenvolve uma obra de formação cultural e civil. Esta prepara operários da restauração social, verdadeiros amigos do povo, através do estudo da respectiva doutrina católica, assim como é veiculada pelo Magistério tradicional e constante da Igreja e assim como se pode perceber das suas incarnações históricas, isto é, das tradições de cada nação católica e da sua família ou Cristianidade. Uma particular atenção é reservada às forças que miram à uma instauração do anti-decálogo e da falsa doutrina e moral, com específico referimento ao processo histórico que vai desde a crise renascentista e protestante passando pelo socialcomunismo até chegar na Revolução que quer pegar o poder no lugar de Deus e da sua lei. Os meios espirituais são de fundamental importância no caminho formativo dos membros da associação, destacando entre estes o rosário, a adoração eucarística, a peregrinação e os exercícios espirituais segundo o método de Santo Inácio de Loyola.

 

Alleanza Cattolica organiza convenções, seminários, conferências, reuniões e cursos de formação individuais ou em grupo, onde quer que estejam pessoas dispostas a escutar, tanto sobre temas de caráter geral – ou seja, principalmente, sobre teses da cultura politica natural cristã – quanto sobre fatos históricos ou atualidades, lidos e julgados à luz da imutável moral social. A redação e a difusão da revistaCristianità è uma outra importante atividade associativa. Nesta, entre outras coisas, vem acompanhado o desenvolvimento do processo revolucionário, denunciando o mal que produz, e as debolezas e cumplicidades que o favorecem. Além disto, Alleanza Cattolica promove a difusão de opúsculos e livros, alguns dos quais publicados pela cooperativa editrice Cristianità. Militantes de Alleanza Cattolica estao na origem, em colaboração com outras pessoas, do CESNUR(Centro Studi sulle Nuove Religioni), do IDIS (Istituto per la Dottrina e l’Informazione Sociale), e do ISIN (Istituto per la storia delle Insorgenze).

Ano de fundação: informalmente em 1960; à partir de 1968 com maior formalidade; regulamentada por um diretorio, desde 1977; depois de 1988, regulamentada por um estatuto.

 

Ativitades

Alleanza Cattolica organiza convenções, conferências e seminários tanto sobre temas de cultura política natural e cristã, quanto sobre fatos históricos ou atualidades, lidos e julgados à luz da imutável moral social.

Entre os argumentos mais frequentemente abordados encontram-se temas de espiritualidade (a espiritualidade Mariana, o rosário, a adoração eucarística), temas de história (as cruzadas, a inquisição, o protestantismo, a revolução francesa, o liberalismo, o genocídio vandeano, o social-comunismo, o nacional-socialismo), temas de doutrina social e de política (a doutrina social da Igreja, os princípios de subsidiaridade e de solidariedade, a família, a escola, a propriedade privada, o divórcio), temas de Bioética (educação ao amor, senso da dor e da morte, contracepção, aborto, fecundação artificial, eutanásia). Particular atenção é dada à Nova evangelização, à Liberdade religiosa e aos Novos movimentos religiosos. Uma relação das atividades promovidas pela associação, ou nas quais a mesma colabora, pode ser encontrado regularmente na revista Cristianità, na seção “Buona battaglia”.

Palestras sobre temas específicos podem ser riquestas enviando uma mensagem de correio eletrônico ou telefonando à associação.

Categoria:
  Chi siamo
Autore

 Alleanza Cattolica

  (1683 Articoli)